Viagem de Cruzeiro, vale a pena?

Será que realmente uma viagem de navio vale a pena? Quais as vantagens de fazer um cruzeiro?

Vou falar a verdade, sempre tive resistência a viagens de cruzeiros. Todas as minhas questões foram resolvidas quando decidi fazer a primeira viagem. Percebi que estava enganado em tudo. Fazer cruzeiro é um excelente custo benefício.

IMG_6630

Com coragem, fizemos uma travessia Santos x Miami, de 18 dias, logo de primeiro. Se você vai fazer o primeiro cruzeiro, o melhor é começar pelos menores (com menor duração em dias) mas, no nosso caso, o roteiro estava exatamente de acordo com os nossos planos.

IMG_6528

Mas é caro?

Já calculou direitinho quanto te custa uma passagem para seu destino, a hospedagem nos hotéis, restaurantes, refeições diárias e atrações que irá participar? Se você comparou viu que o cruzeiro é imbatível no quesito economia. No custo total do cruzeiro está um hotel 5 estrelas, restaurantes de culinária internacional, atrações diárias como shows espetaculares e – claro – o deslocamento.

IMG_7059

E os restaurantes, são bons?

Ótimos. Já sentiu aquela sensação de sentar numa mesa de jantar e um garçom te trazer o cardápio e você poder escolher o que quiser, sem olhar para os preços, porque tudo já está pago? Então é isso que um cruzeiro, como num resort, faz. Você está cercado de bons serviços e totalmente desprovido de preocupações. E vá… Não me diga que você vai aos restaurantes e não olha o precinho do lado direito do cardápio na hora de definir sua escolha… Duvido! Brasileiros sabem bem o que eu digo. Esse problema não existe nos navios porque você pode escolher qualquer coisa, quantas vezes quiser e ainda alterar o pedido caso não tenha gostado. É bom demais!

Já fui mudando meus conceitos. Pego pelo estomago. 🙂

IMG_6778Não é muito chato ficar parado vários dias dentro do Navio? E a claustrofobia?

Esse era um dos principais motivos da minha resistência. Sempre gostei do turismo urbano, de conhecer gente e culturas, de passear entre bairros diferentes. Achava que o cruzeiro ia me privar disso. Outro engano!

É impossível ficar entediado num cruzeiro, só se você quiser. As equipes são muito animadas e fazem atividades todos os dias para todos os gostos.

No dia anterior você já recebe um jornal que tem todas as atividades previstas para o dia seguinte. Se chover, eles já sabem o que fazer… Tem sempre um plano B.

Quanto ao turismo urbano que eu disse, o cruzeiro não só facilita como é exatamente um dos seus objetivos. Explico porque. Todo o cruzeiro é montado e escolhido de acordo com as paradas que ele fará – ilhas do Caribe, cidades da Europa, costa brasileira – não fica preso somente ao ponto de embarque e desembarque.

Você já viajou pingando por vários países? Lembra de qual foi a parte mais chata? Eu lembro! Tínhamos que fazer e refazer malas muitas vezes, e não tem nada pior. Num cruzeiro esse problema também está resolvido, você desce nos pontos de parada e suas malas continuam lá – tem paradas que duram até 2 dias – você só terá que embalar tudo na hora de ir embora, no último desembarque.

Fora da alta temporada, só tem idoso?

Outro engano.

Num cruzeiro tem gente de todo tipo, todas as idades e ninguém está preocupado com o que você veste ou se você está em forma.

E quanto aos idosos, vai um aprendizado… Eles estão lá para animar o cruzeiro, deixando muito jovem no bolso.

IMG_6499

Sobre a idade ideal, veja esse relato aqui…

Relato: 93 anos de idade… Por que não fazer um cruzeiro?

Não sei falar inglês ou espanhol, como faço pra fazer uma travessia?

Relaxa. Quem tem que se preocupar em te entender são eles.

É muito comum encontrar brasileiros trabalhando em cruzeiro. Mesmo que no seu não tenha nenhum fucionário brazuca – o que é raro – terá alguém com aquele portunhol facinho de entender.

As boas cias de cruzeiro já colocam os atendentes certos para os passageiros certos. Provavelmente você será recepcionado por alguém, atendido por um garçom, que tenha facilidade em se comunicar em português.

A língua estrangeira te dar medo? Leia este post aqui…

Como viajar para o exterior sem falar inglês?

Será que vou sentir muito enjoo?

Você vai se sentir mal quando tiver que voltar pra casa e acabar sua mordomia.

Mas é claro que existem pessoas que enjoam nos primeiros dias, e é até natural. Mas a medicina evoluiu e temos medicamentos que ajudam a não estragar sua viagem.

Ah! Não espere o enjoo chegar. Aconteceu conosco. Minha tia sabia que sempre passava mal e não tomou nada. Resultado, 2 dias perdidos sem conseguir comer e aproveitar nada.

Se você sabe que é mais sensível e pode enjoar, toma o remédio antes – fale com seu Dr.

Quais os custos extras, gorjetas e outras despesas que terei?

Depende de você e do cruzeiro. Logo ao embarcar você informa seu cartão de crédito e recebe o cruze card que serve para abrir a porta da sua cabine e também para ser apresentado em uma compra dentro do navio.

Lá você vai encontrar bebidas mais elaboradas, restaurantes reservados, cabeleireiro, loja de doces, presentes… Tudo pra fisgar seu cartãozinho. Fica ao critério e ao tamanho do orçamento de viagem de cada um. Algumas promoções podem até render uma boa compra no navio.

Já ia esquecendo. A gorjeta é uma questão de camaradagem e é praticada por quase todos os cruzeiristas. Foi bem atendimento pelo camareiro ou pelo garçom? É de bom tom deixar uma gorjeta no ultimo dia da viagem.

IMG_6450

De onde saem os cruzeiros?

Do mundo todo, quase.

O cruzeiro pode não ser o seu passeio principal, mas tornar-se uma bela atração na sua viagem. Se estiver em New York, por exemplo, você pode pesquisar sobre os cruzeiros naquela região e na época da sua viagem. Os preços são baixos e você terá a oportunidade de conhecer ilhas próximas, ou até ir ao México, para completar seu roteiro de viagem.

Quanto aos cruzeiros no Brasil, a maioria sai do porto de Santos, de Recife, do Rio e de Salvador. Se sua cidade não está incluída você terá que se deslocar até o porto de embarque. Preste atenção nos horários, chegue com antecedência porque o navio vai sem esperar por você.

Se seu cruzeiro parte pela manhã é melhor chegar na cidade de embarque na noite anterior. Não saia em cima da hora. Seu voo pode atrasar, o transito pode ficar parado e não tem nada pior que ver seu sonho de viagem indo a mar alto sem você.

IMG_6975

Os passeios oferecidos são caros?

As vezes sim. Mas tenho uma dica. Una-se a um grupo de amigos e fechem entre vocês um pacote ao descer no porto. Funciona assim, em todos os portos haverá uma multidão de agencias e vendedores oferecendo seus passeios. No nosso caso, estávamos em 8 e por isso negociávamos sempre uma Van fechada para o grupo. Chegamos a pagar USD 10 por passeios cobrados a UDS 100 dentro do navio. 😉

E para as crianças? Não é monótono demais?

Os cruzeiros tem atrativos para as crianças que facilitam a vida dos adultos. Tem clubes infantis, organizados por faixa etária, onde as crianças ficam pela manhã até a noite (alguns tem intervalos que os pais precisam buscar).

Acredite, elas vão gostar e você mais ainda.

Acima de tudo fazer um cruzeiro e deixar embalar num descanso merecido de férias. Seu celular não toca, o transito nunca estará engarrafado, sua cama sempre limpa, a mesa sempre pronta…

É a noite? Tem festa todo dia: espetáculos, danças, teatro e muita comida.

Sabe quando as férias realmente estão valendo a pena? Quando você tem a sensação que todo o dia é fim de semana. 🙂

4 comentários em “Viagem de Cruzeiro, vale a pena?”

  1. Somos um casal fã de cruzeiros, afinal, custo x benefício vale muito a pena. Comparando três companhias, MSC, Royal Carrebean e Norwegian, as duas últimas ganham da MSC. Já viajamos na América do Sul, Alaska, Mediterraneo , Grécia e Italia (toda a bota). Em alguns lugares, como no Alaska, vale a pena fazer as excursões do navio apesar de serem mais caras mas com mais segurança e havendo qq atraso, o navio é obrigado a esperar. Se vc escolher fazer passeios por sua conta tome cuidado para não perder a hora: já vimos hospedes perderem o navio e pega-lo só no proximo porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *