O que fazer em Montevidéu, Uruguai

O que fazer em Montevidéu, Uruguai.

Um roteiro imperdível em Montevidéu, mesmo que no período de muito frio – fomos em setembro deste ano (2016), onde a temperatura média era de 9º.  🙂 Portanto, o roteiro abaixo pode ser feito tranquilamente em 01 dia – ou até uma tarde, dependendo do seu ritmo – tudo através de uma caminhada prazerosa.

o-que-fazer-em-montevideu-1

Há uma sensação de modernidade de grande cidade e, ao mesmo tempo, uma calmaria do interior. Isso tudo, aliado a excelente hospitalidade dos uruguaios, fazem de Montevidéu um destino diferente e muito atraente para nós brasileiros.

Plaza de La Independência em Montevidéu, Uruguai

Os passeios e tours partem, na maioria das vezes, da Plaza de La Independência, localizada na região conhecida como Cidade Velha.

A Plaza de la Independência, ou Praça da Independência em português, é um dos locais mais emblemáticos e históricos de Montevidéu, a capital do Uruguai. Situada no coração da cidade, esta praça é um verdadeiro ponto de referência e um lugar cheio de significado histórico e cultural.

No centro da praça, você encontrará uma estátua imponente de Artigas, um dos heróis nacionais uruguaios mais reverenciados. Além disso, a estátua de Artigas a cavalo é uma figura icônica que simboliza a luta pela independência do Uruguai e o espírito de liberdade que ele representa.

Além da estátua de Artigas, a Plaza de la Independência é cercada por edifícios históricos notáveis, como o Palácio Salvo, um arranha-céu art déco que já foi o edifício mais alto da América do Sul quando foi concluído em 1928. Também nas proximidades está o Solis Theatre, um teatro de ópera e balé que é um dos mais antigos da América do Sul e um local importante para as artes cênicas.

Portão da Cidadela (Puerta de la Ciudadela)

Um dos aspectos mais marcantes da Plaza de la Independência é o Portão da Cidadela (Puerta de la Ciudadela), uma estrutura que remonta aos tempos em que Montevidéu era uma cidade murada. Este portão é uma relíquia histórica que nos lembra dos períodos de conflito e defesa da cidade durante sua história.

O que fazer em Montevideu

Deste ponto de partida você poderá encontrar muitos pontos turísticos, “descendo” a caminho do mar, de onde a cidade recebe centenas de turistas que desembarcam dos cruzeiros.

Se você preferir pode fazer um city tour gratuito, de altíssima qualidade e em língua portuguesa (inclusive), sem necessidade de agendamento. É só ir a Plaza de La Independência no horário que os guias estarão disponíveis – para isso veja a programação no site aqui.

José Gervasio Artigas, herói nacional

Bem no meio da praça está a estátua equestre de José Gervasio Artigas, herói nacional, onde se encontra o mausoléu com os restos mortais, que pode ser visitado sob a vigilância de guardas nacionais, através do acesso subterrâneo.

o-que-fazer-em-montevideu-3

Ainda na praça da independência, pode se fazer uma visita ao Palácio Salvo – Monumento histórico nacional que abre para visitação as terças, quintas e sábados, às 16 h. Nos demais dias as visitas ocorrem das 10:30 às 13:30h. Todas tem duração de 30 a 90 minutos (dependendo do propósito da visita) e a taxa cobrada é de $ 200 (pesos uruguaios).

Porta da Cidadela – Puerta de la Ciudadela

Ainda na praça tem a Porta da Cidadela – Puerta de la Ciudadela – da época de Montevidéu colonial, onde a porta é o que restou da fortaleza que preservava a cidade.

Vale a pena fotografar e entender a histórica dos nossos vizinhos.

o-que-fazer-em-montevideu-5

Teatro Solis em Montevidéu, Uruguai

Com uma arquitetura dos padrões europeus e espetáculos frequentes, visite o Teatro Solis que tem um importante papel cultural e histórico para a cidade. Lá é possível fazer uma visita guiada para entender a história do lugar, assistir uma ópera ou um concerto lírico, tomar um café na pequena, mas caprichada lanchonete interna ou até mesmo comprar um suvenir.

o-que-fazer-em-montevideu-6

Calçada da fama uruguaia

Passando pela Porta da Cidadela você encontrará a calçada da fama uruguaia, que em nomes importantes da história do mundo gravados sob o sol da bandeira do Uruguai. Portanto, neste lugar também existem bons restaurantes e lojas de produtos variados. Se já estiver na hora do almoço, aproveite o local! 🙂

o-que-fazer-em-montevideu-7

Seguindo a caminhada você encontrará a Plaza Contituición – onde no domingo fomos surpreendidos por uma feira de produtos variados. São vendidos peças de antiguidade, porcelanas, roupas, artesanato…

Galeria Turística Mirando Mundos

Continuando nossa caminhada em direção ao mar encontramos a Galeria Turística Mirando Mundos, onde no domingo haviam “stands” de gastronomia muito variada. Uma multidão de turistas aproveitava para conhecer e experimentar de tudo.

o-que-fazer-em-montevideu-11

Por fim, seguindo a caminhada, você poderá ser surpreendido com cenas que remetem ao passado. Seja pelas casas ou pelos carros que os uruguaios preservam muito bem.

Enfim chegamos à beira-mar. Embora tenha uma vista maravilhosa, no inverno não conseguimos ficar muito tempo por lá, por causa dos ventos extremamente frios.

o-que-fazer-em-montevideu-13

Mas tudo valeu a pena… Até o friozinho fica agradável quando a hospitalidade e a paisagem do lugar combinam com as suas férias.

Ah! Ia me esquecendo… O que fazer no caminho de volta? Aproveite, guarde sua câmera fotográfica e volte visitando o variado comércio local!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress