O que fazer em Doha, Qatar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

O que fazer em Doha, Qatar

O que fazer em Doha, à noite, em conexão

Com a parceria da guia brasileira Leila Martinez

Língua Oficial:  Língua árabe, Língua inglesa

Moeda: Rial catarense

Onde fica: Ásia

Fuso horário: + 6 horas

Voamos de Qatar Airways de São Paulo para Bangkok e nesse percurso havia uma conexão de 10 horas no Aeroporto  Internacinal de Hamad, em Doha – Qatar. Claro que o aeroporto é um passeio considerável – todo moderno, com uma estrutura incrível, excelentes obras de arte e muito confortável – Escrevemos sobre ele aqui.

Desde novembro de 2016 a Qatar Airways oferece stopover gratuito para quem está em conexão no aeroporto, inclusive com gratuidade também na taxa do visto necessário para o país… Uma oportunidade de ouro!

Nós contamos tudo sobre como pedir visto de transito pra Doha, aqui.

A partir daí nossas pesquisas mudaram. Planejamos o seguinte, sair do aeroporto na ida (para conhecer Doha) e na volta descansar nas cadeiras reclinadas que existem por lá.

Foi com esse planejamento que conhecemos a parceira Leila Martinez, guia de turismo, brasileira, apaixonada pela cultura local e extremamente competente no que faz. Estávamos em 19 pessoas e Leila foi uma unanimidade entre nós… Ela é nota 10!

Após todos os tramites de legais para entrar no país – que é bem rápido e organizado – encontramos a Leila com a identificação do grupo, no saguão do aeroporto.

Durante o percurso Leila foi nos explicando sobre os costumes locais e até nos mostrou, as vestimentas típicas árabes, masculina e feminina, e a diferença dos lenços usados pelas mulheres. Voluntários do nosso grupo foram usados para o exemplo…   🙂

Nosso roteiro foi incrível:

1 – Souq Waqif

O significado do nome Souq Waqif é mercado a pé. Esta é a área mais antiga e tradicional da cidade- Parada obrigatória!

Neste local foi possível entrar em contato com a forte tradição, ver a típica arquitetura árabe, provar da culinária local, comprar souvenir, aprender sobre a cultura da região, usufruir de uma infinidade de restaurantes de diferentes culinárias (muitos deles abertos 24 horas) ou pra quem se interessar…  Sentar e fumar narguilé por horas a fio.

É o ponto turístico mais visitado e o lugar preferido dos Qataris (como é chamado o povo da região).

Se você pretende comprar produtos tradicionais, da região, o Souq Waqif é o lugar.

2 – FALCON SOUQ – O mercado dos falcões

O FALCON SOUQ – ou Mercado dos Falcões – tem inúmeras lojas, como se fossem pet shops, porém somente dedicadas a tradicional prática da falcoaria.

Devido ao horário que fomos, bem de madrugada, as lojas estavam fechadas, mas mesmo assim foi possível ver os falcões que estavam à venda dentro das lojas.

3 – DIWAN AL EMIRE

O DIWAN AL EMIRE é o palácio do governo que fica localizado em duas partes. Uma virada para o Corniche (calçadão da cidade) e outra virada para os estábulos da guarda montada do palácio.

Paradinha para tirar foto com os camelos que estavam dormindo e cobertos cuidadosamente por causa do frio, e muito frio.  🙁

 

4 – MIA – Museu de Arte Islâmica

Paramos também no MIA – Museu de Arte Islâmica – que estava fechado e por isso visitamos por fora, mas valeu muito a pena!!

Foi possível apreciar a belíssima arquitetura projetada pelo arquiteto Ming Pei, o mesmo que projetou a pirâmide do Louvre.

O museu fica dentro de um parque que fica aberto 24 horas por dia, sete dias por semana.

5 – KATARA

O KATARA é um complexo cultural idealizado pela Sheika Mozah Bint Nasser, mãe do atual Emir Sheik Tamim Bin Hamad Al Thani e ex-primeira Dama, em parceria com o ator Robert De Niro para abrigar o TRIBECA festival de cinema.

Nesse complexo nós visitamos as duas primeiras mesquitas no Qatar projetadas por uma mulher. A Blue Mosque, toda em azulejos iranianos e pastilhas de ouro 24 k e a Golden Mosque, uma mesquita pequena, porém toda revestida em pastilhas vitrificadas de ouro 24 k. :0

Também visitamos o anfiteatro da Katara, todo revestido de mármore travertino e com capacidade para 5 mil pessoas. O anfiteatro é aberto com vista espetacular para o mar do Golfo Pérsico.

Doha nos impressionou pela riqueza de cultura, pelos detalhes na arquitetura, pela história tão antiga e atual ao mesmo tempo… Fomos embora já pensando em voltar!

9 comentários sobre “O que fazer em Doha, Qatar

  1. aline

    Olá, estou ADORANDO suas dicas, pois também vou fazer uma conexão longa no Qatar. Onde vc encontrou os serviços da Leila? esse tour tambem é oferecido pela Qatar? Obrigada

    1. Leila Martinez

      Oi Aline…tudo bem?

      Siga as dicas do Fábio q estão ótimas e super completas para aplicação do visto.

      A Qatar tem um city tour gratuito porém é com guia em inglês e o último tour é as 16hs.

      Se sua conexão for depois disso vc terá que ter um guia privado.

      Vou te dar meu whats se vc desejar mais informações.
      +97433185310.

      Abço Leila

  2. Luca

    Esse stopover com a Leila já era da companhia Qatar Airways ou vocês “compraram” separado? Se “comparam” separado, pq não aproveitaram o serviço da Qatar?

  3. raquel

    se um voo tem conexão em doha por 8 horas e depois em londres e depois chega no brasil .posso pedir esse visto de transito gratuito pela qatar airways>peço previamente >

  4. Pingback: Qatar e fim do Visto para brasileiros | Viagem a Bordo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *