Regras para viajar com pets

Primeiramente, viajar com animais de estimação requer planejamento e preparação cuidadosa para garantir o conforto e segurança do animal, bem como para cumprir as regras para viajar com pets e regulamentos específicos de diferentes meios de transporte e locais.

Regras para viajar com pets
Regras para viajar com pets

Verifique as regras para viajar com pets, antes de embarcar

Em primeiro lugar, pesquise as regras para viajar com pets e regulamentos do destino para onde você está viajando, assim como as políticas da companhia de transporte (companhia aérea, trem, ônibus etc.), para garantir que você esteja cumprindo todas as exigências, por exemplo. Isso pode incluir documentos de saúde, vacinas, certificados e identificação do animal.

A ANAC tem algumas regras que merecem sua leitura, se seu embarque for em cia aéreas.

Faça uma visita ao veterinário – regras para viajar com pets

Antes de viajar, marque uma consulta com o veterinário para verificar a saúde do seu animal de estimação, atualizar as vacinas e obter os documentos necessários, como o atestado de saúde e registros de vacinação, por exemplo. Essas exigências fazem parte do checklist de muitas empresas de transporte aéreo, terrestre e marítimo, ou seja, entender quais são por parte da empresa as regras para viajar com pets.

Mantenha seu pet identificado

Certifique-se de que o seu animal de estimação esteja usando uma coleira com uma etiqueta de identificação clara e atualizada, ou seja, contendo informações de contato do proprietário. Considere também microchipar o seu pet, o que aumenta as chances de localização caso ele se perca.

Verifique quais transportadoras são mais adequadas

Utilize uma transportadora apropriada e confortável para o seu animal. Por exemplo, a transportadora deve ser bem ventilada, segura e permitida pelas regulamentações do meio de transporte escolhido. Certifique-se de que o animal tenha espaço suficiente para se mover e deitar.

Documentação necessária

Não esqueça de levar consigo todos os documentos de saúde, registros de vacinação, certificados de microchip e outros documentos relevantes, caso sejam solicitados ao longo da viagem. Faça uma revisão de todos eles antes de sair de casa!

Atenção a alimentação e hidratação é fundamental

Leve água potável e comida suficiente para a duração da viagem. Não tente inovar nessas horas, ou seja, utilize o alimento que o animal já está acostumado. Dê comida ao seu pet algumas horas antes da viagem para evitar enjoos, mas, evite alimentá-lo em excesso.

Descanso, exercício e aclimatação

Se a viagem for longa, por exemplo, planeje paradas regulares durante a viagem para permitir que o animal estique as pernas, faça suas necessidades e se exercite um pouco.

Se a viagem envolver um fuso horário ou ambiente diferente, dê tempo ao seu animal para se aclimatar gradualmente, ou seja, não exija muito dele. Isso é especialmente importante em viagens internacionais.

Comportamento adequado e conforto emocional

Mantenha o ambiente o mais familiar possível para reduzir o estresse do animal. Por isso, leve brinquedos, cobertores ou itens que ele goste para ajudar a tirar a tensão do momento.

Se possível, certifique-se de que o seu animal esteja acostumado a viajar e se comportar em público, por exemplo. Treinamento prévio é fundamental para evitar problemas durante a viagem.

Considere também que as regras específicas podem variar dependendo do destino, do meio de transporte e das políticas da companhia, por exemplo. É sempre aconselhável entrar em contato com a companhia de transporte e verificar os regulamentos locais antes de viajar com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress